Desenvolvimento de ferramenta computacional para gestão da arborização urbana junto às redes elétricas – extensão às demais causas
O presente projeto envolve um sistema de sensoriamento de baixo custo, capaz de registrar e gerar alarmes quando ocorre a aproximação de objetos potencialmente causadores de falhas na rede elétrica de distribuição (galhos de árvore, animais etc). A proposta é utilizar sensores de distância baseados em pulsos de laser infravermelho no entorno dos cabos da rede de distribuição para acusar a aproximação de um objeto. Um sistema de câmeras de vídeo, também acoplado aos cabos, registra continuamente vídeos do entorno nos instantes que precedem alarmes e interrupções. O sistema será implementado em uma área piloto, utilizando como prova de conceito o sensoriamento de 3 conjuntos de 4 vãos consecutivos da rede de distribuição aérea, situados em 3 regiões diferentes, com integração direta ao sistema de gestão de interrupções da CEMIG.
Saiba MaisSistemas de Produção e Gerenciamento de Conhecimento
O processo decisório é fortemente impactado pelo desafio de lidar com um crescente volume de informações, exigindo dos tomadores de decisão eficiência compatível com as atuais velocidades de transmissão e difusão dessas informações. As organizações brasileiras, especialmente as que trabalham com informações estratégicas, necessitam de tecnologias confiáveis, preferencialmente nacionais, de apoio à sua análise. Assim sendo, um dos requisitos para enfrentar este desafio é a criação de uma plataforma tecnológica para apoio à atividade de análise de informações, em especial das informações não-estruturadas, que inclua coleta automática, gere pré-análises e visualizações gráficas, permitindo-se transferir para o analista de informação apenas as tarefas mais nobres de agregação final de valor às informações estratégicas.
Saiba MaisR.U.R. o Assistente de Graduação do DEL/Poli/UFRJ
R.U.R. é um assistente virtual inteligente que presta informações ao corpo discente de Engenharia da Escola Politécnica da UFRJ. Ele é construído sobre uma plataforma de chatterbot combinada com informações fornecidas pela Diretoria Adjunta de Ensino e Cultura (DAEC) da Poli/UFRJ, Coordenação de Graduação do DEL/Poli/UFRJ e da Comissão de Projeto de Graduação do DEL/Poli/UFRJ. O R.U.R. pode responder aos questionamentos e adquirir conhecimento ao longo do seu tempo de uso. É uma iniciativa do Departamento de Engenharia Eletrônica e Computação para aprimorar o grau de satisfação do alunato.
Saiba MaisProjeto de Extensão: Computação e Sociedade
O ciclo de debate “Computação e Sociedade” é um projeto de extensão promovido pelo Laboratório de Inteligência de Máquina e Modelos de Computação (IM2C) da UFRJ em parceria com o Sindicato dos Engenheiros no Estado do Rio de Janeiro (SENGE-RJ) com o objetivo de fomentar a interação transformadora entre a universidade e outros setores da sociedade. Em particular, trata do desenvolvimento do raciocínio crítico a ser promovido no âmbito social no sentido de discutir assuntos específicos relacionados com as tecnologias produzidas pela computação e seus impactos positivos e negativos para a coletividade. Desta forma, em cada debate serão exibidos vídeos sobre assuntos correlatos a tecnologia, computação e sociedade, e em seguida, será promovido um debate com o público.
Saiba Mais