Pesquisadores da Nova Zelândia alegam terem recuperado a primeira música sintetizada por computador e implementada por Alan Turing, datada de 1951.
O The Guardian publicou esta notícia em 26 de setembro de 2016, mas não pude averiguar até que ponto isso é verdadeiro. Fazendo um esforço mental, me lembro que a empresa embrião da Hewlett Packard (HP) buscava em 1940 um oscilador de áudio para gerar frequências estáveis a fim de ser utilizado no filme Fantasia da Disney, e o fez. Não estou certo de que seria a primeira a música ora recuperada e sintetizada por computador em 1951. Talvez seja a primeira (e única) do Turing, mas também não me lembro de ter lido nada a respeito nas biografias escritas pelo Hudges. Mesmo assim, não deixa de ser, pelo menos, interessante.
Sou admirador do Turing, por isso não posso deixar de destilar meu veneno sobre o fato. É curioso ele escolher para sintetizar “God Save the King”, justamente porque foi durante o reinado do Rei Jorge IV do Reino Unido que a carreira e a vida do Turing foi destruída pelos britânicos. Um desastre tectônico para a Computação. E Deus Salve o rei … Sou somente eu que acho isso irônico?