Resumo: O presente trabalho consiste em apresentar uma solução que atenue a dificuldade dos brasileiros em ter acesso a um atendimento médico, seja no âmbito particular, no sistema suplementar ou através do Sistema Único de Saúde (SUS). Isso se dá a partir do estudo sobre como inserir técnicas de sistemas de recomendação, utilizando soluções ligadas à inteligência artificial, no acesso à saúde através de agendamentos de atendimentos médicos. Neste estudo pretende-se apresentar um modelo computacional capaz de sistematizar o processo de encontrar um profissional de saúde ou um exame, tendo como público alvo pessoas que não possuem acesso à educação, à informação ou até mesmo leigos no assunto. A proposta se dá baseada no processo atual de agendamento médico, onde na saúde pública o paciente deve passar por uma triagem e só depois ser encaminhado a um médico especialista, o que pode demorar meses, enquanto que na saúde particular, apesar de até encontrar atendimentos para o mesmo dia, o paciente deve ter a capacidade ou conhecimento necessário para sozinho escolher o exato atendimento ou especialista que necessita, dentre milhares de opções. Ainda, diversos avanços tecnológicos são sentidos pela população brasileira de uma maneira em geral, o que gera uma necessidade de ver estes avanços serem empregados nos serviços essenciais que utilizam ou podem utilizar em seu cotidiano. E, diante da falta de recursos e soluções para esta etapa do atual processo de acesso a saúde, foi observada a necessidade de se criar uma nova forma de abordagem ao problema, visando o individuo que necessita de atendimento. A pesquisa abordada durante este trabalho seguiu o método quantitativo, com o intuito de demonstrar a percepção geral do processo pela população que o utiliza na cidade do Rio de Janeiro. Com as análises foi possível perceber a insatisfação das pessoas, não só com a forma de acesso a saúde, mas também com o processo em si. Diante dos resultados obtidos pelas análises, pode-se prever que muito em breve o SUS e o sistema de saúde como um todo será pressionado a trazer novas soluções para não só esta primeira etapa de acesso à saúde, mas para todo o sistema, tanto pelo avanço da tecnologia no ramo, quanto pelo nível de serviço entregue hoje aos seus pacientes..
Banca:
Flávio Luis de Mello, DSc. (Presidente)
Heraldo Luis Silveira de Almeida, DSc. (Examinador)
Natanael Nunes de Moura Junior, DSc. (Examinador)