Esta página tem por objetivo propiciar orientaçães aos alunos matriculados na disciplina "Projeto de Graduação", oferecer facilidades na confecção de seus projetos, e contribuir para a divulgação da produção técnica e científica dos alunos do curso de Engenharia Eletrônica e de Computação e do curso de Engenharia de Computação e Informação.
Calendário e Marcos Obrigatórios
Datas importantes que devem ser respeitadas na elaboração, confecção e finalização do Projeto de Graduação.
As datas limites para a defesa de Projeto de Graduação são determinadas a partir das datas de inscrição para colação de grau preconizadas pela Escola Politécnica.
Recomenda-se que o aluno faça o planejamento da data de sua defesa respeitando o cronograma a seguir, sob supervisão direta do seu orientador.
PROPOSTA DE PROJETO GRADUAÇÃO:
SUBMISSÃO PARA APROVAÇÃO DA BANCA DE DEFESA:
APÓS A DEFESA:
PREPARO PARA COLAÇÃO DE GRAU:
Norma
Normas do Projeto de Graduação na Escola Politécnica (Resolução número 05 de 28/11/2012),para a elaboração, execução e defesa do Projeto de Graduação.
1. SOBRE O INÍCIO DO PROJETO
1.1. O Aluno(a) deve procurar um orientador(a) para seu Projeto de Graduação dentre aqueles professore(a)s pertencentes ao DEL.
1.2. O tema do Projeto de Graduação deve ser tal que haja alguma identidade com o aluno(a) e que seja de seu real interesse.
1.3. Uma vez definidos o tema e o(a) orientador(a), o(a) aluno(a) deve confecionar a Proposta de Projeto de Graduaçáo, conforme prazos e modelo (ver Área de Documentos). Esta proposta deve ser enviada por email para a Comissão de PdG.
2. SOBRE A ORIENTAÇÃO
2.1. O orientador(a) deve pertencer ao DEL.
2.2. É permitida a orientação por professore(a)s que não pertençam ao DEL, desde que o(a)s mesmo(a)s estejam ministrando disciplinas regularmente no DEL, e que não estejam em Estágio Probatório. O entendimento de ministrar regularmente diciplinas no DEL é ter ministrado ao menos 01 (uma) disciplina nos últimos 02 (dois) períodos letivos, contados inclusive com o período em andamento.
2.3. Na hipótese do(a) professor(a) não atender os critérios de orientação aqui descritos, deverá ser escalado um professor(a) do DEL que atenda os requisitos para acompanhar o desenvolvimento do trabalho, na qualidade de segundo(a) orientador(a), e se responsabilizar pelo orientado(a) perante o Departamento.
3. SOBRE A DEFESA
3.1. A definição da Banca, local e horário da defesa é regulada pelo(a) orientador(a) do trabalho.
3.2. A banca deverá ser composta por, no mínimo, 02 (dois) avaliadores, excluídos eventuais orientadores. Os avaliadores devem possuir título de doutorado, ou possuir título de mestrado, ou serem engenheiros atuantes na área há mais de 5 anos.
3.3. O orientador deverá submeter à Comissão de Projeto de Graduação do DEL, por email, os membros da banca para aprovação.
3.4. Não é autorizada a retirar o livro de registro de defesas da secretaria do DEL. A banca deve se dirigir à secretaria do DEL para assinar o livro após a deliberação sobre a defesa do(a) aluno(a).
3.5. O orientador(a) deve fotografar a ata de defesa que deve constar no livro de registros, disponível na Secretaria do DEL. A fotografia da referida folha do livro de registro deve ser juntada ao Registro de Projeto de Graduação para efetuar o pedido de lançamento de nota
4. SOBRE A ENTREGA DO MATERIAL DEFINITIVO NA SECRETARIA
4.1. Antes de entregar a versão definitiva da monografia, o(a) aluno(a) deverá submeter para aprovação uma cópia da mesma em PDF à Comissão de PdG. Nesta cópia já devem constar as assinaturas da Banca (página ii da monografia) e a folha da Declaração de Direitos e Autoria assinada (página iii da monografia).
4.2. As monografias que estiverem de acordo com a nova norma receberão um "nada consta" da Comissão de Projeto de Graduação. Para receber este "nada consta" é necessário enviar por email o pdf final da monografia para a Comissão.
4.3. De posse do "nada consta" da Comissão de PdG, o(a) aluno(a) deve fazer download e preencher o RPG (Registro de Projeto de Graduação). Ele deve ser entregue a Comissão junto com foto do livro de registro onde consta a ata de defesa.
4.4. Atas de defesa remota precisam incorporadas ao fichário que compõe o livro de registro de defesas, localizado na Secretaria do DEL. Cabe ao(à) orientador(a) providenciar. Existem folhas de ata avulsas que podem ser obtidas na secretaria, ou que podem ser baixadas (ver seção de Documentos deste portal)
4.5. A Comissão de PdG não assina os formulários de RPG que não estejam acompanhados da fotografia da ata de defesa fixada ao livro de registro livro. Fotos de folhas de ata que não estejam fixadas no livro de registro não são aceitas
4.6. De posse do RPG assinado, monografia digital e nada consta, o(a) aluno(a) deve enviar o material à Coordenação de Curso que encaminhará para a Secretaria o material para que seja lançada a nota no boletim histórico do(a) aluno(a).
4.7. A Secretaria lança a nota do(a) aluno(a) e encaminha o pdf da monografia para a STI, a fim de publicar o documento.
5. SOBRE OS PROCEDIMENTOS APÓS A DEFESA
5.1. Roteiro de procedimentos a serem realizados pelo(a) aluno(a) após ter defendido com sucesso seu Projeto de Graduação. Atenção especial à necessidade de fornecer a folha de assinaturas da banca e a folha de Declaração de Direitos e Autoria, ambas assinadas e digitalizadas.
Estatística
Número de projetos de graduação defendidos na graduação de Engenharia Eletrônica e de Computação. Dados retirados do livro de registro de defesas em 11Jan24